segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A importância da dança para o corpo e a mente



     São tantos os benefícios trazidos ao corpo humano pela dança, que fica difícil escolher um só!
Eles podem ser:
• terapêuticos;
• culturais;
• sociais;
• educacionais;
e até
• científicos. 

     Além de tudo isso, como em toda atividade física, na dança o cérebro também libera serotonina, substância que traz a sensação de alívio, dando melhor qualidade de humor e sono. A atividade age involuntariamente de forma terapêutica na pessoa que a pratica e faz com que haja foco no movimento, desempenho, ritmo e percepção do corpo, influenciando diretamente no aumento da autoestima.
     Por ser dinâmica e divertida, a atividade pode substituir outras práticas físicas, como musculação, caminhadas e corridas. 
      A dança possibilita conhecer e compreender a diversidade das manifestações culturais, de diferentes povos, fazendo um estudo de como surgiu aquele ritmo e sua dança.
   Socialmente a dança aproxima as pessoas, tanto em termos artísticos quanto no entretenimento como em festas pelo prazer de dançar,  conciliando ritmos e harmonizando passos.
      A dança é um processo educacional inevitável, uma vez que, acontece sem que o aluno perceba. É necessário no entanto que o professor tenha consciência que está construindo pessoas para o futuro.

     Já pensou em dançar um pouco? Mexa-se! Faz bem para o corpo e alma!


Disponível em: <http://www.educacaofisica.com.br>, acesso em 27/10/2014.

domingo, 21 de setembro de 2014

Conhecimento é poder!

Vejam que interessante a forma em que  o vídeo abaixo mostra o trabalho de nossos ossos e músculos em conjunto, para que possamos realizar nossos movimentos!






Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WBEsM4gIoYY>,acesso em 21/092014.


sábado, 9 de agosto de 2014

Curiosidade

Como todos sabemos, o corpo humano possui vários ossos e entre eles estão os ossos da coluna vertebral, localizada nas costas do nosso corpo. Ela é formada por 33 vértebras "encaixadas" uma em cima da outra, distribuídas 4 em regiões com nomes diferentes: cervical, torácica, lombar e sacro-coccígea. Algumas das funções da coluna vertebral são de sustentação, proteção da medula espinhal, serve de ponto de fixação para as costelas e músculos do dorso.
Mas eaí, você acha que só os humanos possuem vértebras?? NÃÃO! Apesar de diferenças no tamanho e formato os animais também possuem. Quando ouvimos falar de animais vertebrados e invertebrados, estes termos estão relacionados acoluna vertebral. Se o animal possui, ele é vertebrado, caso contrário, invertebrado.
Abaixo, uma vértebra humana comparada a vértebra de uma baleia. Essas peças pertencem a Universidade Estadual de Ponta Grossa (Laboratório de Paleontologia). Não é incrível como a natureza é perfeita? E graças aos nossos pesquisadores podemos desvendar as curiosidades e peculiaridades do mundo animal.


Disponível em: <http://www.auladeanatomia.com/osteologia/coluna.htm>, acesso em 09/08/2014.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

XXVI Congresso Brasileiro de Anatomia


Site oficial do evento da Sociedade Brasileira de Anatomia - SBA, a ser realizado em Curitiba,de 29 de setembro a 02 de outubro de 2014, na FIEP - http://www.cbanatomia.com.br/



terça-feira, 22 de julho de 2014

Por que sonhamos?

Em 1900, Sigmund Freud, o pai da psicanálise revolucionou o estudo da mente ao publicar A Interpretação dos Sonhos. Porém, somente agora, mais de 100 anos depois, as teorias dele estão sendo testadas.
Sigmund Freud - "Pai da psicanálise"
A primeira ideia de Freud confirmada pela ciência é a de que os sonhos seriam “restos” do dia. Ou seja: algo que acontece com você de dia volta durante o sono. A comprovação científica disso foi feita por Constantine Pavlides e Jonathan Winson na Universidade Rockefeller. Ao observar cérebros de ratos, eles descobriram que os neurônios mais ativados durante o dia continuavam a ser ativados durante a noite. Do mesmo modo, os neurônios pouco ativados durante o dia, a noite também não eram ativados. Tá. Mas e daí? O que isso significa? Por exemplo, que, se uma pessoa teve hoje uma vivência importante, que a marcou, a chance disso entrar em seu sonho é enorme. Se ela foi atacada por um cachorro, é provável que sonhe com cachorro. Se você foi para uma viagem inesquecível para o Hawaí, é muito provável que logo ela sonhará com essa viagem. Mas, como em nossa vida moderna nem sempre todos têm vivências malucas e imprevisíveis, os sonhos acabam se tornando uma pequena mistura simbólica de todas as coisas vividas, explica Freud. Você pode sonhar hoje com cachorro, amanhã com jacaré, depois com acidente, simbolizando as suas experiências. Mas e aqueles sonhos malucos, com cenas incríveis que você nunca viu ou viveu?
Estudando o seu inconsciente, percebe-se que lá estão guardadas as lembranças que você adquiriu ao longo da vida. Quando você dorme e começa a sonhar, seu sono entra na fase REM. O sono REM faz uma mistura gigante com suas memórias. Isso acontece porque o cérebro está trabalhando muito nessa fase, mas não tem as informações sensoriais da vigília. Não conta com as informações que temos quando estamos acordados. Ou seja: seus sonhos com imagens aparentemente inéditas seriam apenas combinações de uma série de símbolos que você já conhece de outras experiências.

Já parou para pensar como nosso cérebro é incrível e como ele funciona perfeitamente? Logo, mais nos próximos posts, faremos uma viagem por ele, assim ficará mais claro todas as ações e acontecimentos do corpo humano! Tem alguma sugestão ou curiosidade as ser esclarecida? Deixe nos comentários! E até breve!

Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/sonhamos-447007.shtml>, acesso em 22/07/2014.

domingo, 8 de junho de 2014

Mexendo o esqueleto...

O vídeo apresenta uma dança típica do oriente médio, a dança do ventre, a qual é rica na exibição de movimentos. É incrível observar a precisão dos movimentos na animação e como o esqueleto humano se comporta. 



Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=oJG2vZRR5jE> Acesso em 09/06/2014.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Lábio leporino, saiba mais!

É muito comum conhecermos pessoas que já sofreram, ou ainda sofrem com esse problema, Lábio leporino. Mas o que vem a ser este problema? É de origem genética? Tem cura ou tratamento? Pode trazer algum problema a pessoa afetada? Leia e saiba mais sobre o assunto!


                        


É uma fissura no lábio ou no palato, podendo ser completa, atingindo as duas partes ou não. Essas aberturas afetam o desenvolvimento do lábio e/ou do palato, mais conhecido como céu da boca. Isso ocorro enquanto o bebê está se formando, antes de nascer. O lábio e o palato não se desenvolvem juntos nos três primeiros meses de gestação. Nas ocasiões mais comuns, os lado do lábio não se juntam, ficando uma linha vertical aberta, como visto na figura acima. O mesmo pode ocorrer com o céu da boca. Em casos mais extremos e raros, pode haver duas fissuras no palato, uma em cada lado.
Analisando, pode-se observar que é uma pequena parte da população com este problema, porém, não é considerado um caso raro. Quem tem pessoas na família com esse tipo de problema, pode ter seus descendentes afetados por essa má formação, aí, chamamos de um caso com de pré-disposição genética. Ou seja, está no genótipo familiar, o que tem chances de  o bebê que está para se formar herde esta característica. É importante ressaltar que a maioria dos casos não é genético, e a ciência ainda busca uma explicação exata, que pode ser chamada de causas ambientais, ocorridas durante gravidez. 
O lábio leporino causa diferentes dificuldades na criança, dependendo de sua gravidade e seu tipo (completo, incompleto). Essas dificuldades podem estar relacionadas à fala e a alimentação da criança, porém, não há nenhuma chance de afetar seu desenvolvimento mental, uma vez que não há ligações diretas com o cérebro e encéfalo da criança. 
O recurso usado pelos médicos para aliviar e tentar corrigir isto, é a cirurgia, que também irá depende do quão grave é a fissura no lábio e/ou palato da pessoa. Como em quase todo caso de cirurgia, o que resta são as cicatrizes. Observe a imagem de uma criança com a cicatriz após realizar cirurgia para correção de lábio leporino:
                                    

Lembrando que: é indispensável o acompanhamento de um especialista para cuidar do caso.


Disponível em <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/labio-leporino>, acesso em 05/06/2014.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Apendicite, o que é?

O apêndice é uma pequena bolsa presa ao início do intestino grosso. Apendicite por sua vez, é a inflamação dessa "bolsinha". É causada por uma obstrução neste órgão, que leva a um aumento da pressão e inflamação. Se o mesmo não for tratado, o apêndice pode se romper, e assim espalhar a infecção pelo corpo, que pode levar a pessoa a óbito. Os sintomas podem incluir dor e inchaço no abdômen, náuseas e vômitos, incapacidade de eliminar gases e febre ligeira. em todos os sintomas aparecer de uma só vez.
A apendicite é considerada um caso de emergência médica, pois qualquer pessoa pode ter. O tratamento é a retirada desse órgão, que não irá fazer falta ao corpo do paciente operado, e resolverá o problema do paciente.
Atualmente é uma das causas mais comuns de cirurgia abdominal de emergência nos Estados Unidos.
Assista ao vídeo abaixo para entender um pouco melhor sobre este "incômodo" que afeta várias pessoas:


terça-feira, 20 de maio de 2014

Que tal visitar um museu de Anatomia Humana?



O Museu de Anatomia Humana começou a ser formado pelo Professor Alfonso Bovero (1871 - 1937), formado na faculdade de medicina da USP. Inicialmente o museu era um acervo de peças anatômicas, preparadas com diferentes técnicas para que fossem expostas em suas aulas. Para o desenvolvimento deste acervo o professor contou com a contribuição daqueles que apreciavam seu trabalho. Só anos mais tarde o acervo tornou-se o museu de anatomia, então em 12 de março de 1999 o acervo do museu foi transferido para o Instituto de Ciências Biomédicas da USP, que hoje leva o nome do Professor. Em 12 de março de 1999, o acervo do Museu foi transferido para o Instituto de Ciências Biomédicas da USP, criando-se assim o Museu de Anatomia Humana Professor Alfonso Bovero.  
O museu possui uma rica coleção de mais de 1.100 peças anatômicas e vários livros raros, e recebe cerca de 14.000 alunos do Ensino Médio e Fundamental. Promovendo também, visitas e palestras em Escolas Públicas utilizando material de seu acervo para o aprendizado de temas específicos.
Para saber mais sobre a história do museu, horário de visitação, contato, acesse o site: http://www.icb.usp.br/museu/.


sexta-feira, 16 de maio de 2014

Vamos montar o esqueleto?



Boa tarde leitores!

As aulas de ciências, principalmente para crianças, quando apresentadas de forma mais lúdica, chama mais a atenção dos alunos para a aprendizagem do que quando simplesmente se lê o conteúdo do livro didático para eles. 
Aqui vai uma ideia para ensinar os ossos do corpo humano. Um desenho para ser pintado, recortado, e posteriormente montado, podendo servir como móbile, ou mesmo quebra um cabeça para os alunos.
Ideal para os professores que querem tornar sua aula mais divertida e o ensino mais interessante!

Disponível em: <http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2010/08/ciencias-esqueleto-para-montar.html>, acesso em 16/05/2014.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Vasos sanguíneos pra mais de metros!



                                         Fonte: AsapSCIENCE


Segundo o Instituto Franklin de Ciência, nos Estados Unidos, se a formação dos nossos vasos sanguíneos fosse em uma linha reta teríamos cerca de 100.000 km de comprimento destes; o suficiente para dar mais de duas voltas ao mundo.



Disponível em <http://juanito-hj.webnode.com.br/news/quantos-metros-de-vasos-sanguineos-existem-no-corpo-/> Acesso em 30/04/2014

sábado, 26 de abril de 2014

Conhecendo o músculo mais forte do corpo humano

Ilustração do crânio indicando o músculo masseter.

Olá leitor! O assunto do post de hoje fala sobre  o músculo mais forte do corpo humano. Você sabe qual é? Por incrível que pareça, não é nenhum dos músculos do braço ou da perna, e sim um que localiza-se em nossa mandíbula.. 


Ele chama-se masseter, e é o músculo responsável pela pressão que aplicamos durante a mastigação. A nomenclatura dele se dá pelo fato de que necessitamos exercitá-lo inúmeras vezes ao longo do dia, pois sempre que comemos e falamos, estamos colocando-o para malhar. E, como qualquer outro músculo, quanto mais exercício, mais força ele adquire. Por isso não é recomendado colocar a mão na boca de uma pessoa que está tendo uma convulsão, pois pode ocorrer uma contração involuntária deste músculo, e como a força é muito grande, é capaz de machucar ou mesmo "guilhotinar" os dedos da pessoa. Há quem entre em contradição, dizendo que  o glúteo máximus (músculo do bumbum) é o responsável por não nos deixar cair para trás, e como as fibras deste músculos suportam exercícios pesados e prolongados, ele pode ficar extremamente hipertrofiado, tornando-se mais forte que o masseter. Porém, naturalmente o glúteo máximus não alcança a força do masseter. 


Disponível em <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-o-musculo-mais-forte-do-corpo-humano> Acesso em 26/04/2014

domingo, 23 de março de 2014

Anatomia com humor.


Disponível em: <https://www.facebook.com/photo.php?fbid=494819563956388&set=a.261170847321262.47762.261166827321664&type=1&theater>
Acesso: 23/03/2014

quarta-feira, 19 de março de 2014

Tecido Cartilaginoso

O Tecido cartilaginoso, popularmente chamado como cartilagem,é um tecido de nosso corpo bem flexível e elástico que os seres humanos possuem em várias partes do corpo. Composto por uma matriz gelatinosa, a qual é formada, principalmente, por proteínas e carboidratos. As cartilagens do corpo humano não possuem vasos sanguíneos, portanto não são irrigadas por sangue. 

Mas e as funções deste tecido, quais são?

Como a cartilagem tem como característica a flexibilidade, ela se adapta facilmente nas conexões ósseas do corpo, o que reduz o impactos e atritos entre os ossos. Como outra função, pode-se citar que a o tecido cartilaginoso serve também para dar forma e sustentação à certas partes do corpo como, as orelhas e no nariz.

Ilustração de joelho podendo-se observar cartilagem hialina.

Quais são os tipos de cartilagem?

Cartilagem Hialina: são as mais resistentes, pois são possuem densas fibras colágenas. Encontram-se nas extremidades dos ossos e também nas articulações. Além disto, estão presentes no nariz (fossas nasais), brônquios e na traqueia.

Cartilagem Fibrosa: com pouca quantidade de matriz gelatinosa em sua composição, este tipo de cartilagem é formada por fibras colágenas de alta densidade, por este motivo, suporta altas pressões. Elas estão presentes na mandíbula e nos meniscos dos joelhos. 

Cartilagem elástica: em sua composição há grande quantidade de fibras de elastina e pouca quantidade de colágeno, portanto, é muito flexível e leve. Encontra-se no nariz, laringe, tuba auditiva e epiglote. 


Disponível em <http://www.todabiologia.com/anatomia/cartilagem.htm> Acesso em 19/03/2014.

sexta-feira, 14 de março de 2014

O que é desvio de septo?

       

              O desvio de septo pode ser um distúrbio congênito ou manifestar-se na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face. Ou, então, resultar de processos inflamatórios, infecciosos ou alérgicos crônicos ou cirurgia. Pode, ainda, ser provocado por traumatismos. A pessoa fere o nariz numa queda, num acidente automobilístico ou ao praticar esportes, por exemplo.
              Desvios de septo só representam problema, quando a alteração impede o nariz de realizar suas funções no sistema respiratório.No entanto, rinites, pólipos e cornetos nasais (estruturas situadas na lateral das narinas, com a função de aquecer e umidificar o ar) aumentados podem ser também responsáveis pela dificuldade para respirar.
             O desvio de septo pode ser assintomático ou provocar graus variados de obstrução nasal e, como consequência, retenção das secreções, rinossinusite crônica e sangramentos. Respiração pela boca, dificuldade para dormir, apneia do sono, roncos, cansaço, dores de cabeça e na face são outros sintomas que podem estar associados ao desvio do septo. Muitas pessoas só apresentam essa condição, quando os sinais aparecem durante resfriados ou outras infecções das vias aéreas, ou na maturidade, porque o quadro pode agravar com o passar dos anos.
           Nem sempre os desvios de septo precisam ser corrigidos cirurgicamente. A cirurgia (septoplastia) é indicada, quando a distorção dificulta a passagem do ar pelas vias aéreas. Nos casos em que ela se faça necessária, é importante verificar se, além do desvio, existem outros fatores responsáveis pela obstrução nasal. O ideal, porém, é realizá-la a partir do final da adolescência, quando o nariz já parou de crescer. No entanto, se a alteração prejudicar muito a função respiratória, ela pode ser feita ainda na infância. Nessa idade, porém, é maior o risco de o desvio voltar. A correção do desvio de septo pode ser fundamental nas cirurgias estéticas, para melhorar o aspecto do nariz.
Disponível em: http://drauziovarella.com.br/corpo-humano/desvio-de-septo/. Acessado em 14/03/2014.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Nistagmo - os olhos mais rápidos que você já viu!

O que é nistagmo?

Nistagmo são oscilações rítmicas, repetidas e involuntárias de um ou ambos os olhos conjugadamente, nos sentidos horizontal (de um lado para o outro), vertical (de cima para baixo) ou rotatório (movimentos circulares) que podem dificultar muito a focalização das imagens. Como acontecimento fisiológico, o nistagmo é um reflexo que ocorre durante a rotação da cabeça, para estabilizar a imagem. Ou seja, a cabeça gira, mas os olhos não.


Disponível em< http://www.abc.med.br/p/saude-dos-olhos/376010/nistagmo+o+que+e+quais+as+causas+como+sao+o+diagnostico+e+o+tratamento.htm>
Acesso em 12/03/2014

Por que soluçamos?

Vocês já pararam para pensar do porquê soluçamos?

Qual o motivo razão, ou circunstância que o corpo humano realiza esse movimento.

   Muitas pessoas ficaram inquietas com essa questão e resolveram buscar uma teoria/hipótese para responder essa pergunta. Entre essas pessoas está um médico grego chamado Galen, ele criou a hipótese de que os soluços eram provenientes de emoções violentas que iniciavam no estômago e irrompiam pela boca. Porém desde Galen criou-se outras hipóteses que melhor "complementa" essa.

    Sabe-se agora o que realmente ocorre durante um soluço e o que provoca-o. Durante a respiração normal inspira-se o ar pelo nariz e pela boca, esse ar percorre a faringe e passa pela epiglote, entra na laringe e traqueia, terminando nos pulmões.
   O diafragma, que é um grande músculo que divide o tórax do abdômen, auxilia nessa passagem de ar, juntamente com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração. Ele move-se para baixo quando respiramos e para cima quando expiramos.
   Nesse momento temos importantes componentes que são os nervos frênicos que controlam o movimento e a sensação do diafragma. Uma irritação nestes nervos pode causar um espasmo, esse espasmo faz com que a pessoa inspire de forma rápida e curta, então a respiração é interrompida pelo fechamento da epiglote. O fechamento repentino deste produz um som conhecido por nós como soluço o famoso Hic!
Muito louco esse corpo humano! Show!


Disponivel em <http://saude.hsw.uol.com.br/soluco1.htm> Acesso em 12/03/2014