quarta-feira, 12 de março de 2014

Por que soluçamos?

Vocês já pararam para pensar do porquê soluçamos?

Qual o motivo razão, ou circunstância que o corpo humano realiza esse movimento.

   Muitas pessoas ficaram inquietas com essa questão e resolveram buscar uma teoria/hipótese para responder essa pergunta. Entre essas pessoas está um médico grego chamado Galen, ele criou a hipótese de que os soluços eram provenientes de emoções violentas que iniciavam no estômago e irrompiam pela boca. Porém desde Galen criou-se outras hipóteses que melhor "complementa" essa.

    Sabe-se agora o que realmente ocorre durante um soluço e o que provoca-o. Durante a respiração normal inspira-se o ar pelo nariz e pela boca, esse ar percorre a faringe e passa pela epiglote, entra na laringe e traqueia, terminando nos pulmões.
   O diafragma, que é um grande músculo que divide o tórax do abdômen, auxilia nessa passagem de ar, juntamente com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração. Ele move-se para baixo quando respiramos e para cima quando expiramos.
   Nesse momento temos importantes componentes que são os nervos frênicos que controlam o movimento e a sensação do diafragma. Uma irritação nestes nervos pode causar um espasmo, esse espasmo faz com que a pessoa inspire de forma rápida e curta, então a respiração é interrompida pelo fechamento da epiglote. O fechamento repentino deste produz um som conhecido por nós como soluço o famoso Hic!
Muito louco esse corpo humano! Show!


Disponivel em <http://saude.hsw.uol.com.br/soluco1.htm> Acesso em 12/03/2014

Um comentário: