domingo, 23 de março de 2014

Anatomia com humor.


Disponível em: <https://www.facebook.com/photo.php?fbid=494819563956388&set=a.261170847321262.47762.261166827321664&type=1&theater>
Acesso: 23/03/2014

quarta-feira, 19 de março de 2014

Tecido Cartilaginoso

O Tecido cartilaginoso, popularmente chamado como cartilagem,é um tecido de nosso corpo bem flexível e elástico que os seres humanos possuem em várias partes do corpo. Composto por uma matriz gelatinosa, a qual é formada, principalmente, por proteínas e carboidratos. As cartilagens do corpo humano não possuem vasos sanguíneos, portanto não são irrigadas por sangue. 

Mas e as funções deste tecido, quais são?

Como a cartilagem tem como característica a flexibilidade, ela se adapta facilmente nas conexões ósseas do corpo, o que reduz o impactos e atritos entre os ossos. Como outra função, pode-se citar que a o tecido cartilaginoso serve também para dar forma e sustentação à certas partes do corpo como, as orelhas e no nariz.

Ilustração de joelho podendo-se observar cartilagem hialina.

Quais são os tipos de cartilagem?

Cartilagem Hialina: são as mais resistentes, pois são possuem densas fibras colágenas. Encontram-se nas extremidades dos ossos e também nas articulações. Além disto, estão presentes no nariz (fossas nasais), brônquios e na traqueia.

Cartilagem Fibrosa: com pouca quantidade de matriz gelatinosa em sua composição, este tipo de cartilagem é formada por fibras colágenas de alta densidade, por este motivo, suporta altas pressões. Elas estão presentes na mandíbula e nos meniscos dos joelhos. 

Cartilagem elástica: em sua composição há grande quantidade de fibras de elastina e pouca quantidade de colágeno, portanto, é muito flexível e leve. Encontra-se no nariz, laringe, tuba auditiva e epiglote. 


Disponível em <http://www.todabiologia.com/anatomia/cartilagem.htm> Acesso em 19/03/2014.

sexta-feira, 14 de março de 2014

O que é desvio de septo?

       

              O desvio de septo pode ser um distúrbio congênito ou manifestar-se na infância, durante o desenvolvimento dos ossos da face. Ou, então, resultar de processos inflamatórios, infecciosos ou alérgicos crônicos ou cirurgia. Pode, ainda, ser provocado por traumatismos. A pessoa fere o nariz numa queda, num acidente automobilístico ou ao praticar esportes, por exemplo.
              Desvios de septo só representam problema, quando a alteração impede o nariz de realizar suas funções no sistema respiratório.No entanto, rinites, pólipos e cornetos nasais (estruturas situadas na lateral das narinas, com a função de aquecer e umidificar o ar) aumentados podem ser também responsáveis pela dificuldade para respirar.
             O desvio de septo pode ser assintomático ou provocar graus variados de obstrução nasal e, como consequência, retenção das secreções, rinossinusite crônica e sangramentos. Respiração pela boca, dificuldade para dormir, apneia do sono, roncos, cansaço, dores de cabeça e na face são outros sintomas que podem estar associados ao desvio do septo. Muitas pessoas só apresentam essa condição, quando os sinais aparecem durante resfriados ou outras infecções das vias aéreas, ou na maturidade, porque o quadro pode agravar com o passar dos anos.
           Nem sempre os desvios de septo precisam ser corrigidos cirurgicamente. A cirurgia (septoplastia) é indicada, quando a distorção dificulta a passagem do ar pelas vias aéreas. Nos casos em que ela se faça necessária, é importante verificar se, além do desvio, existem outros fatores responsáveis pela obstrução nasal. O ideal, porém, é realizá-la a partir do final da adolescência, quando o nariz já parou de crescer. No entanto, se a alteração prejudicar muito a função respiratória, ela pode ser feita ainda na infância. Nessa idade, porém, é maior o risco de o desvio voltar. A correção do desvio de septo pode ser fundamental nas cirurgias estéticas, para melhorar o aspecto do nariz.
Disponível em: http://drauziovarella.com.br/corpo-humano/desvio-de-septo/. Acessado em 14/03/2014.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Nistagmo - os olhos mais rápidos que você já viu!

O que é nistagmo?

Nistagmo são oscilações rítmicas, repetidas e involuntárias de um ou ambos os olhos conjugadamente, nos sentidos horizontal (de um lado para o outro), vertical (de cima para baixo) ou rotatório (movimentos circulares) que podem dificultar muito a focalização das imagens. Como acontecimento fisiológico, o nistagmo é um reflexo que ocorre durante a rotação da cabeça, para estabilizar a imagem. Ou seja, a cabeça gira, mas os olhos não.


Disponível em< http://www.abc.med.br/p/saude-dos-olhos/376010/nistagmo+o+que+e+quais+as+causas+como+sao+o+diagnostico+e+o+tratamento.htm>
Acesso em 12/03/2014

Por que soluçamos?

Vocês já pararam para pensar do porquê soluçamos?

Qual o motivo razão, ou circunstância que o corpo humano realiza esse movimento.

   Muitas pessoas ficaram inquietas com essa questão e resolveram buscar uma teoria/hipótese para responder essa pergunta. Entre essas pessoas está um médico grego chamado Galen, ele criou a hipótese de que os soluços eram provenientes de emoções violentas que iniciavam no estômago e irrompiam pela boca. Porém desde Galen criou-se outras hipóteses que melhor "complementa" essa.

    Sabe-se agora o que realmente ocorre durante um soluço e o que provoca-o. Durante a respiração normal inspira-se o ar pelo nariz e pela boca, esse ar percorre a faringe e passa pela epiglote, entra na laringe e traqueia, terminando nos pulmões.
   O diafragma, que é um grande músculo que divide o tórax do abdômen, auxilia nessa passagem de ar, juntamente com os músculos intercostais externos, é responsável pelo controle da respiração. Ele move-se para baixo quando respiramos e para cima quando expiramos.
   Nesse momento temos importantes componentes que são os nervos frênicos que controlam o movimento e a sensação do diafragma. Uma irritação nestes nervos pode causar um espasmo, esse espasmo faz com que a pessoa inspire de forma rápida e curta, então a respiração é interrompida pelo fechamento da epiglote. O fechamento repentino deste produz um som conhecido por nós como soluço o famoso Hic!
Muito louco esse corpo humano! Show!


Disponivel em <http://saude.hsw.uol.com.br/soluco1.htm> Acesso em 12/03/2014